Muitos foram os atos de protestos que ocorreram no país de poucos anos pra cá. O povo tem despertado mais consciência política (ou algo parecido com isso) e isso tem originado movimentos políticos independentes de partido, cobrando mais ações daqueles que deveriam nos representar.
De verdade mesmo, não tenho muita esperança no país e concluo que somos muito pacíficos, mas creio que qualquer tentativa seja válida, por isso vamos abordar o tema.
Será que realmente precisamos sair às ruas? Será que isso muda alguma coisa?
Já fomos às ruas! Já pedimos mudanças. Algo mudou? Sim, algo mudou!
Nem chega perto do quanto precisamos que mude, mas algo ocorreu. E o que ocorreu? Por exemplo, o impeachment de Dilma Rousseff. Nesse sentido sair às ruas ainda é válido, mas continue lendo e vou expôr a minha opinião.
- "Ah, Gênese, mas quem promoveu a derrubada de Dilma foi a direita e os golpistas conservadores que estão no governo escancaradamente".
Certo, o mesmo se aplica ao impeachment do Fernando Collor? Os golpistas derrubaram ele?
A resposta é: sim!
Não acho que o governo e os poderes sejam constituídos por pessoas que representem o povo ou que estejam preocupadas no bem estar de cada um de nós. Nunca foram! São apenas sangue-sugas que querem aproveitar a boquinha e continuar mamando naquela tetinha que dá leite em abundância.
Analisando sinceramente, isso é muito diferente do que temos visto e sido? Dadas as proporções (corrupção é corrupção), nós quanto povo, somos muito diferente dos vermes que nos governam?
Primeiro, o que é algo corrupto?
É aquilo que possui suas características iniciais e alicerces alterados, de modo a promover funcionamento não ideal. É algo que funciona como não deveria. Algo maldosamente burlado, a fim de promover ganhos em determinada situação.
Isso é claramente aplicado à nossa política. A recusa e resistência deles para a lei da ficha limpa, por exemplo, indica quem eles são.
Mas o termo é muito mais amplo, e pode ser aplicado a qualquer brasileiro. Você já furou uma fila? Já deixou de dar o seu lugar em um coletivo público a alguém mais velho, fingindo não ter visto? Já ficou com aqueles centavinhos extras que vieram erroneamente com o troco que você recebeu de algum estabelecimento, ou qualquer coisa pequena que, sejam realmente muito pequena pra mencionar aqui e que se adequa ao conceito de corrupção mencionado acima? Analise isso com cuidado, e você chegará à conclusão de que até você é corrupto!
Tentar mudar o país, implica primeiramente em mudar a si mesmo e isso é muito mais difícil. Pior, é individual! Cada um deve mudar a si mesmo e buscar (ao menos buscar), ser cada dia menos corrupto. Isso, por si só, vai levar ao fim do sujo que fala do mal lavado.
E com muitas atitudes que temos visto por aí, o povo parece ter a corrupção já encravada no sangue. Temos tudo pra ser um dos maiores países do mundo (senão o maior), mas temos a corrupção e o "jeitinho brasileiro" freando tudo isso com uma força maior do que a vontade de crescer. Por isso acho, sinceramente que protestos pacíficos não vão mudar nada que seja realmente relevante, a menos que sejam mais drásticos do que aqueles que vieram anteriormente.
Contudo, estar nos protestos somente fazendo volume tem dado "poder" em termos quem chama mais atenção (esquerda ou direita), ou seja, mencionam isso como se fosse algo que o povo quer, e por meio disso proferem decisões que afetam diretamente o nosso destino. Então que façamos volume no lado que defendemos, ao menos assim não deixamos uma balança desproporcional funcionar e definir o desejo da população.
Mas que a consciência de mudança individual nos invada e que isso seja rápido! Do contrário, ainda estaremos com a 12 na cara.
Enquanto o povo ficar só de mimimi o Brasil vai de mal a pior.
ResponderExcluirE depois de pior ao fim do poço... 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Excluir